Em 1.700a.c em Greta na Grécia, os antigos habitantes já utilizavam um sistema de encanamento de terracota com torneiras de ouro, mármore e prata. A torneira tem como definição: “ Acessório para extração ou a regulação do fluxo de líquido, especialmente a partir de um cano". O material mais usado nas torneiras é o Bronze uma liga de Cobre e Zinco, resistente a corrosão da água mole (Ácida) e a calcificação da água dura (Alcalina).
É muito importante usar as formas corretas para limpar a torneira suja; evitando arranhar e comprometer o acabamento do produto.
Materiais Necessários, são eles: Água, Esponja, Escova de dente, Detergente líquido, Bicarbonato de sódio, Fio dental, Pano de microfibra, Vinagre branco, Refrigerante de cola, Farinha de trigo, Sal.
Defina qual o tipo da torneira; misture 2 colheres de sopa de detergente liquido em uma tigela pequena com 2 xícaras de água morna; molhe uma esponja na mistura e esfregue a torneira com cuidado. Aplique bicarbonato de sódio em uma escova de dente, esfregue nas áreas da torneira que estejam encardidas, água na escova pode ajudar. Corte 30 cm de fio dental e coloque entre as rachaduras da torneira, enxague a torneira com água fria e limpa; utilizando um pano seco de microfibra seque e dê brilho.
Utilize um frasco de spray com vinagre branco, borrife cobrindo o Cromo ou o Níquel com o líquido, aguarde 10 minutos; limpe a torneira com um pano macio e seco.
Em uma tigela pequena misture uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de sal e uma colher de sopa de farinha de trigo; molhe um pano limpo na mistura e aplique na torneira suavemente para não riscar, seque a torneira com um pano macio e seco.
Utilize um frasco de spray com refrigerante de cola normal, borrife cobrindo o Inox ou Cobre com o líquido, aguarde 10 minutos; enxágue a torneira com água e esfregue um pano úmido, seque a torneira com um pano macio e seco.
A Torneira de Bóia ZTB atua como regulador de nível de Caixa D’água. É um instrumento para controle e indicação de nível em líquidos por ação da flutuação, a Torneira de Bóia ZTB promove o fechamento automático da vazão de água quando a Caixa D’água se enche evitando o seu transbordamento.
Caso a pressão da água seja muito forte, acima do normal, será necessário instalar na saída do tubo que entra no reservatório, ou antes, dela, uma Válvula Redutora de Pressão; está válvula reduzirá a pressão que é fornecida pela rede e então poderá ser instalada uma Torneira de Bóia ZTB, a pressão após a instalação será ajustada a critério. Estão disponibilizadas para os Atacados e Distribuidores vários modelos, de acordo com as necessidades dos clientes.
O Registro de Gaveta ZTB tem a função de trabalhar todo aberto ou todo fechado, sua função não é regular a vazão, mas sim interromper o fluxo de água na instalação. É utilizado para manutenções na instalação ou no caso de algum vazamento.
O Registro de Gaveta ZTB deverá ser instalado em colunas de distribuição e não em pontos de utilização, como: Chuveiros, Torneiras, etc.
O Registro de Pressão ZTB é para controlar o fluxo de água em um ponto de utilização; diferente do Registro de Gaveta o Registro de Pressão possui passagem reduzida, permitindo uma regulagem de vazão de forma a ser ajustada de acordo com a necessidade do usuário sem danificar o registro.
Deve-se prestar atenção na hora da instalação do Registro de Pressão ZTB, devido ao sentido de fluxo se for instalado de forma errada, impedirá quase por completamente a passagem de água.
Vazamento em Cisterna de edifícios:
Feche o registro de saída da cisterna do edifício; Prenda completamente a boia da cisterna, impedindo a entrada de água; Marque no reservatório o nível da água; Após uma hora, veja se o nível baixou; Em caso afirmativo, existe vazamento na cisterna.
Vazamento na instalação alimentada pela caixa d’água:
Feche bem as torneiras, chuveiros e registros; Marque no reservatório o nível da água; Depois trave a boia da caixa d’água e marque o nível da água; Se após uma hora o nível baixar, há vazamento; Nesse caso, é preciso substituir o cano, a torneira ou o registro.
Vazamento no ramal entre o hidrômetro e a caixa d’água:
Mantenha aberto o registro do cavalete; Amarre a boia da caixa d’água ou feche o registro da entrada da caixa; Faça a leitura do hidrômetro, anotando os números; Após uma hora, faça a leitura do hidrômetro, verificar se houve mudança dos números; Nesse caso, é preciso substituir o cano, a torneira ou o registro. Em caso afirmativo, existe vazamento no ramal.
Vazamento pelo extravasor, (ladrão) da caixa d’água:
Em um dia de sol, verifique se existe vazamento de água no telhado ou nas calhas da casa; Se houver, a boia da caixa d’água está com defeito; Providencie sua troca, e a substitua pela Torneira de Bóia ZTB de acordo com o tamanho da sua caixa d'água.